APARELHOS ORTODÔNTICO

Os aparelhos ortodônticos são indicados para correções de posicionamento dos dentes. O mal posicionamento dos dentes pode causar problemas de diferentes tipos, como por exemplo espaçamento entre os dentes, má oclusão, dores musculares, respiração e afetam também a questão estética. Existem hoje no mercado diversas opções de tratamento, recomendadas de caso a caso dependendo da necessidade e vontade de cada paciente. Realizando o tratamento correto você irá sorrir com mais confiança.

 

Após uma avaliação criteriosa com nossos avaliadores, você será apresentado aos tratamentos que oferecemos nas Clínicas Odontológicas Precisodonto de Ribeirão Preto. Dentre as opções de tratamento, temos os aparelhos móveis, os aparelhos autoligados, aparelhos estéticos em cerâmica, os aparelhos estéticos em safira e também os mais modernos aparelhos invisíveis (alinhadores transparentes).

 

Com a documentação em mãos a especialista em ortodontia irá planejar todo o seu caso e passar uma estimativa de conclusão do tratamento. Cabe ressaltar que muito da assertividade dessa estimativa se deve ao acompanhamento do tratamento pelo ortodontista através das idas mensais do paciente a clínica. Portanto, não faltar as consultas é fundamental.

 

Aparelho Móvel: Os aparelhos móveis podem ser retirados para higienização. Normalmente indicados para crianças entre 6 e 12 anos que precisam realizar correções ósseas de crescimento, também são comumente indicados após os tratamentos com os aparelhos fixos.

 

Aparelho Fixo Metálico: Os aparelhos fixos metálicos são os tradicionais aparelhos com borrachinhas coloridas. É o tipo mais comum de aparelho por conta de sua ampla indicação e preço.

 

Aparelho Fixo Estético em Cerâmica: os aparelhos estéticos em cerâmica têm função similar ao fixo metálico. Neste modelo o material utilizado como bracket é em cerâmica branca, proporcionando um sorriso mais estético.

 

Aparelho Fixo Estético em Safira: Os aparelhos estéticos em safira também têm função similar ao fixo metálico, sendo o material utilizado como bracket a safira. O bracket em safira é transparente e um pouco menor que o bracket cerâmico e metálico, o que faz com que o aparelho fique praticamente imperceptível a certa distância.

 

Aparelho Fixo Autoligado: os aparelhos autoligados são indicados para tratamentos específicos. Por seus brackets terem um formato diferente do aparelho fixo tradicionais, eles conseguem um melhor desempenho em algumas fases do tratamento, reduzindo o tempo total. Assim como os tradicionais, eles podem ser feitos de metal, cerâmica ou safira.

 

Aparelho Invisível (alinhadores transparentes): Os alinhadores transparentes são os mais modernos tratamentos ortodônticos existentes no mercado, foram criados pela empresa Invisalign. Hoje em dia existem diversas empresas que fornecem este tipo de aparelho. Para realiza-lo, após uma avaliação criteriosa, é solicitado o escaneamento digital da arcada dentária e as documentações necessárias. Em seguida o planejamento total do tratamento é realizado e os alinhadores são desenvolvidos. Nossos ortodontistas irão acompanhar a evolução e as trocas dos alinhadores, indicando o melhor para o seu tratamento.

 

Se você se incomoda com a estética do seu sorriso ou sofre com problemas por conta da má oclusão, não perca mais tempo. Agende já uma avaliação e inicie seu tratamento com em uma de nossas duas unidades em Ribeirão Preto. Volte a sorrir com confiança.

PERGUNTAS FREQUENTES

Qual o aparelho ortodôntico mais indicado para mim?

O aparelho mais indicado depende da necessidade clínica de cada paciente. Cada tipo de aparelho tem a sua função e objetivo de uso, somente após uma análise clínica com um dentista é possível passar o tratamento indicado para cada caso e cada etapa.

 

Qual o aparelho mais rápido?

O aparelho autoligado foi desenvolvido para proporcionar um tratamento mais rápido em relação aos tratamentos com aparelhos fixos tradicionais. O seu funcionamento não necessita de borrachinhas, estando os brackets presos ao fio ortodôntico. Com isso a evolução do tratamento ocorre com maior velocidade. Porém, ele não é indicado para todos os casos, por isso a importância de uma avaliação e de um planejamento prévio do tratamento.

 

Quanto tempo dura um tratamento?

A duração dos tratamentos ortodônticos pode variar bastante dependendo da necessidade de cada paciente. Antes da colocação do aparelho é feita uma avaliação com a documentação necessária, com esses documentos em mãos o dentista Ortodontista consegue passar uma estimativa de tempo da duração para o paciente.

 

Como é feita a higienização dos aparelhos?

Os aparelhos precisam ser higienizados com bastante cuidado. A limpeza deve ser feita sempre após as refeições, utilizando os instrumentos certos, com escovas com cerdas macias ou próprias para aparelho. Também faça uso do fio dental ao menos uma vez por dia. A má higienização pode provocar cáries e inflamações na gengiva, por isso vá ao menos uma vez por mês ao seu ortodontista.

 

Usar aparelho dói?

Depende, colocar aparelho não causa nenhuma dor. Contudo, o uso pode causar incômodos e dores temporárias dependendo do tipo de aparelho. A movimentação dos dentes e a pressão dos brackets para muitas pessoas gera um desconforto nos dias após a ida ao dentista, mas com o tempo esse incômodo desaparece.

 

Posso usar o aparelho invisível?

O aparelho invisível ou alinhadores transparentes podem ser usados por pessoas de todas as idades. Geralmente são mais indicados para tratamentos mais curtos, de baixa complexidade. Ele exige disciplina do paciente, já que é necessário o uso prolongado ao longo do dia, sendo retirado somente para as refeições e higienizações.

 

 

Preciso ir ao dentista para trocar a borrachinha?

Sim, toda mudança no aparelho, seja troca de borrachinha ou retirada de bracket, deve ser feita com o dentista especialista em Ortodontia. Ele é o profissional indicado para o acompanhamento do tratamento e as alterações necessárias para atingir o resultado esperado.

 

Posso retirar o aparelho se não gostar?

Sim, você poderá retirar o aparelho a qualquer momento. Essa retirada necessariamente deve ser feita por um profissional dentista, pois é necessário os conhecimentos e instrumentos corretos para não gerar prejuízos a sua saúde bucal.

 

 

Qual o aparelho mais discreto?

Existem diversos modelos de aparelhos ortodônticos bastante discretos. Os aparelhos invisíveis são os mais modernos e discretos atualmente, já entre os aparelhos fixos os mais discretos são os aparelhos estéticos de safira, pois são transparentes e com brackets menores que os tradicionais e em cerâmica. Nas Clínicas Odontológicas Precisodonto de Ribeirão Preto temos vários modelos para atender melhor nossos pacientes. Não perca tempo e agende uma avaliação!