FACETAS E LENTES DE CONTATO DENTÁRIAS

As facetas e lentes de contato são utilizadas nos tratamentos estéticos dentários com o objetivo de corrigir o sorriso. Elas são pequenas próteses utilizadas para cobrir as faces dos dentes, funcionando como uma capa, que possibilitam corrigir distorções, manchas, espaçamentos, entre outras falhas, podendo ser coladas em um ou vários dentes.

 

A diferença entre facetas e lentes de contato está em sua espessura. As facetas são mais grossas e cobrem toda a face frontal do dente e até suas laterais, quase todas as faces são desgastadas e a faceta colada ao redor. Já as lentes de contatos são ultrafinas e coladas na parte frontal do dente, necessitando, portanto, de um desgaste menor.

 

Tanto facetas quanto lentes de contato corrigem as deficiências no sorriso e servem para alterar o formato dos dentes. Contudo, não são indicadas para todos os casos, para quem tem restaurações grandes, cáries graves, problemas gengivais ou mesmo problemas de oclusão, o ideal é que faça outros tratamentos previamente a instalação das facetas.

 

Ambas as facetas e as lentes de contato podem ser feitas em resina ou em porcelana. As facetas em resina são mais rápidas de serem instaladas e tem um preço mais em conta. Já as facetas em porcelana têm uma durabilidade maior, seu brilho se mantém por muito mais tempo, assim como sua resistência ao amarelamento em comparação com as facetas em resina.

 

Normalmente a resina é mais indicada para tratamentos de urgência, fechamentos de diastema e em pacientes com muitas restaurações antigas e amareladas. Já a porcelana é mais indicada para casos onde há uma necessidade de fechamento de grandes espaços, correções das formas dos dentes, correções de pigmentações profundas, amarelamento pronunciado e recuperação de desgastes em casos de bruxismo.

 

Caso seu objetivo seja o uso de facetas em resina, em porcelana ou o uso de lentes de contato, o ideal é fazer uma avaliação com um dentista para que ele possa te indicar o tratamento recomendado para o seu caso. Aqui na Precisodonto Clínicas Odontológicas de Ribeirão Preto nossos avaliadores irão te passar o melhor tratamento e em seguida você será atendido por um especialista em dentística. Venha nos conhecer! Agende já uma avaliação!

PERGUNTAS FREQUENTES

Quanto custa para fazer facetas?

Os preços podem variar dependendo da técnica utilizada e da quantidade de dentes. Pode também ser indicado a realização de outros procedimentos anteriores ou posteriores ao tratamento de facetas para chegar ao resultado desejado, por isso o ideal é realizar uma avaliação para tirar todas as suas dúvidas e verificar o preço total do seu tratamento.

 

Qual o melhor tipo de facetas?

O melhor tipo de faceta é o mais indicado para o seu caso. Tanto as facetas em resina quanto as em porcelana são boas dependendo do objetivo e indicação clínica.

 

Quanto tempo dura uma faceta?

A duração de uma faceta pode variar dependendo do material utilizado e da higienização adequada ao longo do tempo. Se bem cuidadas, podem ter duração superior a 15 anos.

 

Qual a diferença entre facetas e lentes de contato?

As lentes de contato são próteses ultrafinas coladas na face frontal do dente e indicadas para alterações de cor e pequenas alterações no formato dos dentes. Já as facetas recobrem mais áreas dos dentes exigindo um desgaste maior para sua colocação e, por isso, são mais indicadas para alterações no formato dos dentes e correção de de cor e espaçamentos.

 

Quais os materiais que podem ser feitas as facetas?

As facetas podem ser feitas em resinas ou em porcelana. Sua indicação clínica dependerá de diversos fatores, como urgência do tratamento e durabilidade desejada. Há uma diferença financeira considerável entre ambas, sendo as facetas em resina mais baratas em relação as facetas em porcelana.

 

Quais cuidados devo ter no uso de facetas?

São necessárias visitas regulares a cada 6 meses ao dentista para a manutenção e higiene adequada. No dia a dia, recomenda-se o uso de fio dental e escovação com cerdas extra macias.