PRÓTESE DENTÁRIA

A prótese dentária possibilita o tratamento em casos de dentes perdidos. Ausências de dentes resultam em diversos problemas no dia a dia, gerando desconfortos e dores. Uma das soluções possíveis para resolver esses diversos problemas é a utilização de prótese dentária fixa ou removível. Na Clínica Odontológica Precisodonto em Ribeirão Preto trabalhamos com todos os tipos de prótese dentária. O tratamento gera a recuperação das funções estéticas, fonéticas e mastigatórias da boca, recuperando a autoestima e a confiança. 

Os diversos tipos de prótese dividem-se entre próteses fixas e próteses móveis. No conjunto de próteses fixas temos os blocos, coroas, pontes fixas, protocolo e Overdenture. No conjunto de próteses móveis, temos as dentaduras ou também chamadas de próteses totais provisórias e definitivas (PT), as próteses flexíveis e as próteses parciais provisórias e definitivas (PPR).

Blocos: os blocos são indicados para os casos onde há grande perda da estrutura do dente, não sendo mais possível restaurá-lo apenas com resina utilizada no consultório, necessitando de uma estrutura mais resistente.

Coroa Metalocerâmica e Coroa em Porcelana: as coroas são utilizadas em casos onde é necessário o elemento dentário como um todo. Elas podem ser feitas em metalocerâmica, onde a cerâmica está ao redor de uma estrutura metálica ou em porcelana pura. As coroas também podem ser fixadas sobre dentes ou sobre implantes.

Ponte Fixa: as próteses fixas são estruturas com pelo menos duas coroas e podem ser apoiadas sobre dentes ou sobre implantes. O cuidado com a higienização desta estrutura é de vital importância para a sua durabilidade.

Protocolo: A prótese protocolo é também chamadas de prótese fixa sobre implantes. Ela é indicada para quando há perda total de dentes. Por ser uma fileira de dentes apoiada sobre implantes, ela traz de volta a segurança na mastigação e evita a perda óssea. O paciente não terá mais o incômodo do céu da boca ou da base, que são características das próteses totais.

Overdenture: A prótese Overdenture é um tipo de prótese total. Ela é fixada em barras e clipes que são instalados na arcada do paciente em implantes, garantindo mais estabilidade e conforto em comparação às dentaduras. Ela tem aparência natural, idêntica aos dentes naturais, proporciona suporte às bochechas e língua, mais conforto no dia-a-dia e é de fácil higienização.

Próteses Totais (dentaduras): as próteses totais ou como normalmente são conhecidas, dentaduras, são indicadas para os casos em que houve perda total dos dentes. Na Clínica Odontológica Precisodonto em Ribeirão Preto elas são feitas com dentes nacionais ou importados, ambos de alta qualidade, verificando a harmonização com o rosto de modo que combine com a cor da gengiva e das características físicas do paciente. Para que assim proporcione um aspecto natural.

Próteses Parciais (PPR): as próteses parciais, também conhecidas como PPR, são usadas para casos onde há perda de parte da arcada dentária. Feitas em estrutura metálica, elas ficam firmemente apoiadas na arcada dentária existente, gerando segurança ao sorrir e mastigar.

Próteses Flexíveis: as próteses flexíveis são uma alternativa as próteses parciais com grampos metálicos. O resultado final são dentes com estética mais natural, contudo ela geralmente causa uma dificuldade inicial de adaptação e, por ser de material plástico, sua durabilidade também é aquém da PPR.

PERGUNTAS FREQUENTES

Quanto tempo dura uma dentadura?

Não existe um prazo definido. De modo geral uma reavaliação da prótese é indicada é indicada a cada cinco anos. Contudo, uma dentadura superior dura até quatro vezes menos que uma dentadura inferior. A durabilidade de uma prótese depende de muitos fatores, principalmente os relacionados aos cuidados do paciente com a mesma. Há também fatores relativos a reabsorção óssea ou desgaste, que geram a necessidade de reembasamento, manutenção ou mesmo a troca.

 

Quanto tempo dura uma coroa?

Não há limites de prazo, podem durar até uma vida toda. Dependerá dos materiais utilizados em sua realização, de sua utilização e da higienização pelo paciente.

 

É realmente necessário repor o dente perdido?

É de extrema importância a reposição dos dentes perdidos. A perda desequilibra o sistema de forças da boca e provoca diversos prejuízos como perda óssea, dificuldades fonéticas, problemas de oclusão, dores musculares, entre outros problemas.

 

Como é feita a higienização da prótese?

Assim como higienização dos dentes naturais, a higienização das próteses deve ser feita sempre após as refeições. As próteses fixas devem ser higienizadas iguais aos dentes naturais, já as próteses removíveis devem ser retiradas e higienizadas separadamente.

 

Em quanto tempo a prótese fica pronta?

O tempo para se fazer uma prótese depende muito do tipo de prótese que está sendo realizado. Pode durar apenas uma sessão, no caso do bloco, ou até 5 sessões no caso de protocolo, por exemplo.

 

É preciso fazer o canal para a instalação de um bloco ou coroa sobre dente?

Nem sempre é necessário a realização do tratamento de canal. Porém, em muitos casos é preciso de um suporte maior a estrutura protética que será instalada, para estes casos o tratamento de canal com a indicação do pino metálico é necessário.


Quando posso realizar uma avaliação?

Entre agora em contato conosco para agendar um horário.
Nossa clínica odontológica está localizada em Ribeirão Preto, na Rua Amador Bueno em frente ao banco Santander. Não perca tempo.