O Enxerto Ósseo tem o objetivo de gerar ganhos de volume ósseo, viabilizando dessa forma a colocação dos implantes em pessoas que sofreram perda óssea. A ausência de osso ocorre em virtude de diferentes fatores. Para muitas pessoas é ocasionada pela ausência de dentes durante um período prolongado, mas também pode ser resultante de doença periodontal, traumas ou mesmo lesões.

Existem algumas técnicas para realização dessa cirurgia. Pode-se retirar o osso de determinada região e colocar em outra. Outra opção é a colocação de osso artificial ou osso bovino. Em muitos casos também é necessário o levantamento de seio ou a colocação de biomaterial e membrana de colágeno.

Para um maior conforto em sua cirurgia, recomendamos sempre a utilização da anestesia computadoriza. Este método possibilita anestesiar mucosas e gengivas sem dor e com maior precisão. Utilizando um aparelho eletrônico chamado Morpheus, o cirurgião-dentista injeta anestesia com um objeto bem similar a uma caneta, conseguindo assim manipular sua utilização com mais eficiência somente no local a ser tratado, evitando a dormência de diversas áreas da boca após o procedimento. Também sempre recomendamos sessões de laserterapia após as cirurgias, esta técnica ajuda na cicatrização e reduz o risco de inflações.

Para todos os casos de implantes realizados na Precisodonto Clínicas Odontológicas de Ribeirão Preto, é feita uma avaliação criteriosa por nossos especialistas em Implantodontia e nossa equipe de avaliadores quanto a necessidade de Enxerto Ósseo. Dentre os tratamentos possíveis, pode-se destacar:

Enxerto Ósseo Com Levantamento de Seio: O levantamento de seio é indicado quando há perdas de dentes na área posterior do maxilar. A técnica consiste no levantamento do seio maxilar e preenchimento com material de enxerto. Este material pode ser biomaterial ou osso retirado de outra região. Nesta técnica o paciente aguarda por aproximadamente seis meses após a colocação do enxerto para realizar a cirurgia de implantes.

Enxerto Summer: É também recomendado quando há perdas de dentes na região do maxilar. Porém, nesta técnica o implante é colocado junto com o enxerto, pelo próprio orifício do implante. Da mesma maneira que a técnica de levantamento de seio, a técnica Summer tem o objetivo de ganhar volume ósseo, viabilizando dessa a colocação dos implantes em pessoas que sofreram perda óssea.

Enxerto em Bloco: São indicados para casos onde o paciente tem uma ausência óssea muito grande em que o enxerto em pós não é suficiente. Estes enxertos possibilitam um ganho expressivo em espessura.

Enxerto Com Biomaterial Após Extração: É indicado para casos onde o paciente irá extrair o dente e deixar a região preparada para a colocação dos implantes de modo a não ocorrerem perdas ósseas após a extração.